segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
SOCIALIZAÇÃO DOS SABERES/FAZERES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
No dia 13 de dezembro de 2013 às 08:00 no Auditório da FTC em Itabuna - Bahia, aconteceu a Socialização de Saberes/Fazeres da Educação Infantil. Este encontro propôs refletir sobre as práticas pedagógicas de Educação Infantil, bem como socializar algumas vivências das unidades educativas (urbano e campo), realizadas durante o ano de 2013. Este evento é fruto dos estudos, das formações e dos saberes/fazeres de todos, em especial, das crianças. A acolhida feita por duas crianças da creche Pequeno Lar desejando boas vindas e entregando uma lembrancinha confeccionada pelos alunos da Educação Infantil, a programação estava recheada de apresentações das escolas e exposição de vídeos das nossas creches e pré escola a cada intervalo entre uma apresentação e outra. A primeira apresentação da parte da manhã foi feita pela Escola São Paulo da Cruz, cujo título foi, Inclusão e Solidariedade: quando incluir é amar. A Creche Maria Goretti apresentou a experiência. No mundo encantado da criança: ler, imaginar e brincar.É só começar! Apreciamos os alunos da creche Pequeno Aprendiz, cantando e recitando com Vinícius de Moraes Na parte da tarde contamos com a apresentação da professora Márcia Batista Guirra da Escola do Campo, Áurea Lima com o projeto: Boneco e Boneca de Sucata: construindo a identidade da criança. A Creche Gil Nunes Maia com a experiência, Vivências Afro-Brasileiras na Educação Infantil. A Escola Antônio Menezes finalizou com a experiência, Cantando, brincando e aprendendo na Pré-escola.
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Programação da Semana de Consciência Negra em Itabuna-Bahia
O mês de novembro será marcado por uma vasta programação festiva e cultural para comemorar a Consciência Negra, cuja dia é celebrado no dia 20 em todo o país. Em Itabuna, as secretarias municipais da Assistência Social e Educação, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania e a Universidade Estadual de Santa Cruz se uniram ao Coletivo de Entidades Negras do município para elaborar a programação que será aberta neste sábado, a partir das 14 horas com exposições sobre a cultura negra em diversos locais.
A primeira delas será na Escola Municipal Bispo Dom Ceslau Stanula, no Bairro Pedro Jerônimo, onde serão expostas indumentárias e adereços de povos de matriz africana. Outra exposição mostrará a cultura africana com esculturas, pinturas e instalações com a temática negra. Também haverá batizado e entrega de cordões do Grupo Encantarte Capoeira.
Na sequência haverá exibição de dois documentários: “Encantarte: uma arte que encanta”, resultado de pesquisa de campo como trabalho de conclusão do Curso de Comunicação Social da UESC, e “A presença Negra na Região Grapiúna, (um tributo a Mario Gusmão)”, produzido por Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Esse evento acontecerá dia 17, na Praça Santa Maria, no bairro Maria Pinheiro, a partir das 18 horas.
Dentro da programação haverá outras atividades, a exemplo do “Novembro de Direitos e Identidades Negras da UESC”, Roda de Conversa com movimentos Sociais e Culturais Negros da Região, no Auditório do Centro de Arte e Cultura, com conferência de abertura da procuradora de Justiça de Pernambuco, Bernadete Azevedo. Já no dia 19, ainda na Uesc, haverá roda de conversa sobre Atenções da Rede de Museus e Memoriais dos Terreiros de Candomblés da Bahia, além de apresentações culturais.
No centro de Itabuna vai acontecer uma passeata com a participação do Grupo Humanus para mostrar o trabalho de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Este evento acontece dia 19, a partir das 16 horas, com saída do Jardim do Ó em direção ao “Monumento à Zumbi dos Palmares, na Av. Princesa Isabel.
No mesmo dia em uma vigília no Monumento os participantes acenderão velas e soltarão fogos com manifestações de dança, maculelê, poesia e denúncias contra o racismo. Tudo em meio a um ambiente ricamente decorado com flores, tecidos nas cores do Continente Africano e muito vinho.
Um dos destaques da programação será o concurso Beleza Negra que tem o objetivo de eleger a negra e o negro que representarão o movimento por um ano. Os candidatos precisam saber dançar e ter compromisso com a causa. O evento acontecerá no dia 20, a partir das 16h30min na Praça Octávio Mangabeira. A programação será encerrada no dia 29 com uma noite cultural recheada de dança, poesia e música, a partir das 18 horas no Colégio Amélia Amado, no bairro São Caetano.
FONTES:
parceiros: http://
|
terça-feira, 15 de outubro de 2013
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
Dia "D" da Família na Escola
Hoje dia 11 de outubro tivemos nossa comemoração do dia da Família na Escola. Contamos com a palestra de dois membros representantes um da igreja católica outro membro da Igreja protestante, ambas explanou a importância do acompanhamento e trabalho em parceia da família e da escola. A programação iniciou com a oração do pai nosso, em seguida a apresentação de um vídeo de Bom dia da cantora Zizi Posses, tivemos que suprimir a programação por isso infelismente não ouvimos a contação de história "Corrente do Ódio" nem o vídeo de Regis Danese "A minha Família". As palestras foram ótimas, ambas, com o título "Família: o berço da vida" a primeira palestra, deu início com dois questionamentos. Qual o papel da família na personalidade da criança ou do jovem? E o que é família? A definição da wikpédia dis que é conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Porem fez-se necessário complementar que família é também um conjunto de pessoas que vivem no mesmo lar e que não possuem grau de parentesco, porém são unidas como família por laços de afeto e carinho. Ficou bem explicado a função do pai ou da figura masculina e da mãe ou da figura masculina e que estes tem funções diferentes na vida dos filhos, é preciso que os pais ou responsáveis sinalizem os caminhos que os filhos devem seguir. Os filhos precisam de segurança e para isso precisam confiar nos pais está aí a importância de que se façam presente a educação dos filhos.
domingo, 6 de outubro de 2013
FEIRA DO CACARECO DO NÚCLEO DE PROFESSORES DO RIBEIRÃO SECO
Ontem dia 05 de outubro de 2013, sábado letivo da rede municipal de Itabuna, presenciei um exemplo de garra, determinação e muita força de vontade de ajudar ao próximo, entre os professores de Itabuna da região do Ribeirão Seco, Cerrado. Sem alimentação para organizar o evento que acontece todo ano em homenagem ao dia da criança. Os professores e o coordenador George sabino arrecadou roupas, sapatos e outros assessórios os quais vem pedindo em doação a dois messes atrás para vender na feira do Centro Comercial de Itabuna, na tentativa de salvar o Dia das Crianças de cinco escolas da Educação do Campo na região citada. Nem o sol quente o mormaço e o cansaço do trabalho durante a semana desanimou o grupo que contou com a ajuda da nossa querida Rísia que participou de toda ação com muito humor e alegria. Parabéns pessoal.
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
TRIÂNGULO UMA FIGURA ÍMPAR
O Projeto Triângulo uma Figura Ímpar trouxe o Minicurso Tangram, Razões Trigonométricas e Teorema de Pitágoras. A Escola Agrícola Margarida Alves nos fez relembrar os anos finais do 1º grau e início do 2º graus, quando nos proporcionou participar deste curso de matemática. Relembramos as figuras geométricas hexágono, triangulo, trapézio, resolvendo problemas e realizando atividades muito divertida, quando nos cursistas ensaiávamos resolução de problemas como se estivéssemos brincando com jogos infantis. O traçado do tangram também deixou a turma concentrada em formar as figuras de animais, casa, seta, torre com as peças do Tangram. O Teorema de Pitágoras formado através brincadeiras e peças do Tangram.
quarta-feira, 25 de setembro de 2013
Festa da Família no Ribeirão Sêco
A festa da Família com o título "Fortalecendo Laços entre a Escola e a Família" aconteceu no dia 15 de setembro de 2013 no Ribeirão Sêco, Cerrado em uma região da cidade de Itabuna. Organizada pelo coordenador George Sabino e as professoras, Beatriz, Maria do Carmo, Aldacir e Simône, visa resgatar o momento família (pai, mãe, avô, avó, padrasto, madrasta, etc.) na escola. Esta iniciativa afasta a apologia a "Dia da Mãe" "Dia do Pai". Convidando todos da família para brincar e se divertir juntos.
I Seminário sobre Preservação do Meio Ambiente e Combate a Caça Predatória
No dia 13 de setembro aconteceu o I Seminário sobre Preservação ao Meio Ambiente. Uma das ações desenvolvidas dentro do Projeto Floresta Viva que acontece a dois anos no Assentamento Manoel Chinês na cidade de Itabuna, Bahia, em parceria com a Escola Nossa Senhora de Fátima, o qual propõe incentivar crianças, jovens e adultos sobre a importância de se preservar a Flora e proteger a Fauna desta localidade. Com o objetivo de discutir ações preventivas, buscando preservar a Fauna e a Flora, sensibilizar a comunidade local quanto a preservação do meio ambiente, evitando a caça e a pesca predatória, bem como manter pássaros em cativeiros. Cotamos com a presença de coordenadores de escolas da Educação do Campo de outros núcleos em Itabuna, e o Assessor da Educação do Campo José Carlos Senna. A palestra de abertura foi sobre Conservação Florestal e Ave e Fauna ministrada por Ivan G. Montenegro, onde iniciou a apresentação falando dos tipos de planta e árvores que temos dentro do assentamento e temos que impedir a derrubada destas árvores para comercialização, foram passados alguns vídeos de desenho animado educativos, sobre a matança dos animais, a caça, captura de pássaros e derrubada de árvores, este material e toda palestra foram de fácil entendimento e adentrou no imaginário infantil, para que aquelas crianças que participaram do seminário seja mais um a proteger e preservar a natureza. Os alunos da Escola Apresentaram uma dramatização entitulada "Nossas ações nossa vergonha" Onde mostra uma floresta, perfeita, arvores que alimenta, dá abrigo e protege os animais e outros tipos de planta mas, depois da chegada do homem quatro passarinhos amigos tem destinos cruéis, Piupiu uma papa-capim é aprisionada e passa o resto da vida presa, sem ter cometido nenhum crime, Sása um sabiá laranjeira, após dois anos de capturado morre de fome dentro da gaiola, após seu dono viajar e esquecer de colocar comida, Joca um curió que é badocado é morto com uma pedrada de badoque disparada por um grupo de meninos que se divertem fazendo isto. A professora Norma Betânia fez uma apresentação do projeto em slide e mostrou uma vídeo com fotos dos alunos da escola executando ações do Projeto Floresta Viva. Infelismente não tivemos a palestra sobre resíduos sólidos, a palestrante adoeceu. Mas tivemos a oportunidade de aprender sobre leis Ambientais com o partor Renilton. Para finalizar o Seminário foi construído o plano de ação para 2014 do Projeto Floresta Viva. A criançada deu show, opinou, participou das palestras, da construção do plano de ação. Sentimos falta da presença de alguns assentados, quem sabe no próximo seminário participam conosco.
sábado, 31 de agosto de 2013
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Rede de Trocas das Escolas da Educação do Campo em Itabuna - Ba
A Rede de Trocas, foi um momento ímpar para os educadores e educadoras da educação do Campo da cidade de Itabuna, com o objetivo de promover e vivenciar a formação continuada dos professores e equipe de trabalho, com intuito de elevação qualitativa dos segmentos de ensino, no que diz respeito á integração e assimilação de novos conhecimentos, através da troca das vivências pedagógicas de diferentes contextos da Educação do Campo com a participação de instituições locais e de municípios circunvizinhos.
O show de abertura foi realizado pelos alunos da Escola Zacarias Dantas, com o fantástico teatro de sombras, interpretando o Hino de Itabuna. Na solenidade de abertura contamos com a presença da senhora Secretária de Educação, Profª. Dinalva Melo, a Diretora do Departamento de Educação Básica, Márcia Lima santos e a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Lúcia Bittar. Compuserão a Mesa Temática - Educação do Campo: seus Espaços, Sujeitos e Saberes, a professora da Educação do campo de Itabuna, Gicélia Maria Costa que em seu discuso faz uma retrospectiva histórica da Educação do Campo as lutas iniciadas pelo MST e outros Movimentos Sociais para a criação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo. A coordenadora Cristiane Santos que inicia sua fala perguntando quem é o "sujeito do campo" e traça um perfil deste cidadão construído historicamente e erroneamente. Renegado, excluído distanciado da sociedade urbanocentrica, visto como um "Jeca Tatu", desprovido de direitos. Mas de suma importância para toda sociedade e assim sendo tem todo direito de ser tratado com respeito e dignidade perante a sociedade. A professora Cristiane também abordou sobre as várias funções realizadas pelos professores do campo além de educadores e como acontece o acompanhamento do coordenador da Educação do campo a várias escolas ao mesmo tempo e o caminhar lado a lado com o professor. Abro um parentese para relembrar as profissionais que perdemos recentemente do Projeto Psico Pedagógico das Escolas do Campo, elas iam até a unidade escolar, com distancias de 2, 3 ou quatro quilômetros juntamente com o professor e coordenador, para atender aqueles alunos com dificuldades de aprendizagem e os pais não tinham condições financeiras para levar para o CEPEI que fica na cidade. Meninas vocês estão nos fazendo muita falta. Mas retomando a Rede de Trocas tivemos o Projeto Higiene e Profilaxia executado pela professora Mônica Midlej da Escola João Café, Projeto Descobrindo os Prazeres da Leitura com a professora Adriana Nascimento e Rosimeire Soares da Escola Santa Rita III.O projeto Itabuna Minha Terra, Minha cidade pela professora Gina Francis da Escola Francisco de Sá. Relato de experiência, Escola, Família e Comunidade: Parceria fundamental para o sucesso da Educação - Escola de Aritaguá - Ilhéus. Projeto Mala de Cordel apresentado pela professora Edinete Souza Carvalho e e declamação de cordel sobre educação feito pelo aluno Edinaldo da Escola Áurea Lima, Projeto Teatro de Fantoches apresentado por Cilimoni e Sirleide da Escola Nucleada de Olivença - Ilhéus. Uma experiência de Educação do Campo por Mônica Araújo Gerra da Escola Família Agrícola Margarida Alves de Ilhéus- Ba. Tivemos intervalo para almoço no local do evento. No período da tarde iniciamos com o Projeto Boneca de Pano apresentadora Célia Maria Santos da Escola Santa Helena. Projeto o Uso das Tecnologias na Aprendizagem apresentado pela professora Ana Paula da Escola Isabel Navarro. Uma experiência de sequência didática: Literatura de Cordel apresentado pela professora Maria do Carmo Santos e Simone Goes das Escolas São José I e Bom Jesus da Lapa I. O Projeto Valorizando o Eu e o Outro a partir da Convivência, apresentado pela professora Evanildes Amado da escola Marieta de carvalho e o relato de experiência de um pai de aluno da mesma escola. Um relato de experiência da coordenação pedagógica de Ibicuí apresentado por Carolina dos Santos. As 15:30 intervalo para saborear e degustar uma mesa de frutas. Seguindo as apresentações com o Projeto, Dengue: É preciso Conhecer para Poder Prevenir, apresentado por Jair Gomes da Escola são Francisco, Projeto Saúde sim, dengue tô fora apresentado por Beatriz Viana e George Sabino da Escola Santa Terezinha, Projeto Itabuna Minha Terra, Minha Cidade apresentado pela professora Gina Francis da Escola Francisco de Sá, Projeto Ambiente Limpo é ambiente sem Dengue Cristiane Baraúna da Escola Santinha Tavares, Projeto Gigantes Fantásticos, apresentado pela coordenadora Célia Maria Santos da Escola Santa Rita. Encerramos o evento agradecendo a todos os participantes, aos patrocinadores, sorteando brindes e cantando a música de Gilvan Santos "Não Vou Sair do Campo". O evento foi Show!!!
Obs: Curtam as fotos no facebook - https://www.facebook.com/cris.santos.121772
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Rede de Trocas da Educação do Campo de Itabuna-Ba
ITABUNA REALIZA REDE DE TROCAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Acontece nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, das 8h às 17h, no auditório do Colégio Modelo de Itabuna, a “Rede de Trocas da Educação do Campo: Seus espaços, sujeitos e saberes”. Esse evento será promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Itabuna/Departamento de Educação Básica e da Assessoria da Educação do Campo.
Por José Carlos Sena Evangelista
Acontece nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, das 8h às 17h, no auditório do Colégio Modelo de Itabuna, a “Rede de Trocas da Educação do Campo: Seus espaços, sujeitos e saberes”. Esse evento será promovido pela
O seminário tem por objetivo promover/vivenciar a formação continuada dos professores e equipe de trabalho com intuito de elevação qualitativa dos segmentos de ensino no que diz respeito à integração e assimilação de novos conhecimentos através da troca das vivências pedagógicas de diferentes contextos da Educação do Campo com a participação de instituições locais e de municípios circunvizinhos.
Estão sendo esperados na Rede de Trocas da Educação do Campo, alunos, professores/as e coordenadores/as de escolas situadas no meio rural de Itabuna, a representação do prefeito municipal, Claudevane Leite, da Secretária de Educação, profa. Dinalva Melo, a diretora do DEB, profa. Márcia Lima, a presidente do Conselho Municipal de Educação de Itabuna, profa. Lúcia Bittar e representação das assessorias da Secretaria de Educação e convidados de municípios vizinhos, a exemplo da Escola Agrícola Comunitária Margarida Alves, a Escola Nucleada de Olivença e a Escola Nucleada de Aritaguá II, ambas situadas em Ilhéus.
A Rede de Trocas é importante por possibilitar aos profissionais da educação do campo apresentar os projetos e atividades pedagógicas bem sucedidas visando melhorar a prática educativas nas escolas do campo.
quarta-feira, 3 de julho de 2013
CONVITE AO DESFILE CÍVICO DE 02 DE JULHO EM ITABUNA
Itabuna, Resgatando a História da
Independência da Bahia
190 Anos de História
Em virtude das comemorações da Independência da Bahia, a Prefeitura Municipal de Itabuna Junto a Secretaria da Educação apresenta o Projeto: Itabuna, Resgatando a História da Independência da Bahia, com um Desfile Cívico das Escolas Municipais de Itabuna que será realizado na Avenida do Cinquentenário no dia 05 de julho de 2013,concentração no Jardim do Ó a partir das 14h00min.
Nesse sentido, o Excelentíssimo Sr. Prefeito Claudevane Moreira Leite e o Vice-Prefeito Wenceslau Augusto dos Santos Júnior junto a Secretaria da Educação convida V.Sa. e ilustríssima família para prestigiar o Desfile Cívico que tem como objetivo principal o resgate e valorização da História do 2 de Julho, nos permitindo conhecer a importância da Bahia no movimento de independência do Brasil.
Escolas Participantes:
CAIC
Educandário Isa Brito
Escola Batista da Califórnia
Escola Bispo Dom Ceslau Stanula
Escola Iolanda Pires Sítio V
Escola Municipal Lúcia Oliveira
Escola Municipal Lourival Oliveira Soares
Escola Municipal Raimundo Jerônimo Machado Jr.
Grupo Escolar Brasília Baraúna de Almeida
Grupo Escolar Municipal Dr. Ubaldo Dantas
Grupo Escolar Municipal José Oduque Teixeira
Grupo Escolar Municipal Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco
Grupo Escolar Raimundo Jerônimo Machado
IMEAM
Instituto Municipal Teosópolis
Convidados Especiais:
Biblioteca Intinerante
Grupo Encantarte
Índios da Tribo Tupinambá - Buerarema
quarta-feira, 29 de maio de 2013
DISCUTINDO CONAE 2014 NAS COMUNIDADES DO CAMPO
terça-feira, 28 de maio de 2013
OFICINA DE CESTINHAS DE SABONETE
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.381932071917268.1073741828.100003014366764&type=3&uploaded=9
segunda-feira, 20 de maio de 2013
ENCONTRO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE ITABUNA DEBATE CONAE 2014
O Departamento de Educação Básica / Secretaria Municipal de Educação
de Itabuna realizou na última quinta-feira, dia 16/05/2013, das 08:00h
às 13:00H, no campus II da UNIME Itabuna, o III Encontro de
Coordenadores Pedagógico e Gestores de Escolas Municipais.
Nesse encontro deu-se ênfase às discussões referentes à Conferência
Municipal de Educação – COMED, etapa preparatória para a Conferência
Estadual de Educação – COEED 2013, e a Conferência Nacional de
Educação – CONAE 2014, visando orientações e atividades a serem
desenvolvidas nas escolas para sensibilização à participação e
colaboração de todos nas respectivas conferências.
O encontro contou com um fala de abertura da Profª. Dra. Rosenaide
Pereira dos Ramos Reis, diretora do Depto. de Educação Básica, que
tratou da A formação em contexto: uma ação na escola para a escola. De
uma palestra da Profª. Ms. Gilvânia Nascimento – DCIE/UESC; presidente
da UNCME Bahia (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação) e
vice-presidente do Fórum Estadual de Educação, que expôs sobre o tema
“Conferência: COMED – COOED - CONAE: Participação e responsabilidade
de todos”. Seguido de momento de perguntas do público. Contou ainda
com uma mesa redonda com apresentação dos Eixos da CONAE, coordenada
pela Profª. Jamile Bomfim, sendo expositores: Rita Amancio (Eixo I);
José Carlos Sena (Eixo II); Maria Aldenora (Eixo III); Urânia (Eixo
IV); Tânia Dias (Eixo V); Carminha do Simpi (Eixo VI) e Marluce (Eixo
VII).
E para finalizar foram eleitos 09 (nove) delegados e 02 (dois)
suplentes do segmento gestores para a COMED Itabuna, que será
realizada nos dias 05, 06 e 07 de junho próximo, no campus da
Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).
Obs: Está matéria foi produzida por nosso amigo José Carlos Sena, Assessor das Escolas da Educação do campo da cidade de Itabuna-Ba e também se encontra no Blog do Caporec.
Para ver também as fotografias click no link abaixo:
Ver link abaixo:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8338982628127104282#editor/target=post;postID=9216691346727608399;onPublishedMenu
Para ver também as fotografias click no link abaixo:
Ver link abaixo:
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8338982628127104282#editor/target=post;postID=9216691346727608399;onPublishedMenu
domingo, 19 de maio de 2013
Projeto Higiene e Profilaxia Escola do Campo
O Projeto de Higiene e Profilaxia, que vem sendo aplicado a dois meses na Escola João Café, que faz parte da Educação do Campo na cidade de Itabuna Ba. Vem sendo desenvolvido em várias etapas com: apresentação de vídeo, contação de história, produção de cartazes, jogos, oficinas de escovação de dente, de beleza etc..
ESCOLA JOÃO CAFÉ
PROJETO HIGIENE E PROFILAXIA
1. JUSTIFICATIVA:
Em se tratando de educar para higiene
corporal e pessoal. A presença do educador como incentivador, se torna
imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "o saber" seja
extensivo a todos, para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a
respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua
importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente
no cuidado com o próprio corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o
ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em
prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre
aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente
os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo
desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de
rendimento escolar. É neste momento que devemos esclarecer e estimular os
alunos, propondo uma
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.
2. OBJETIVOS:
1. Adotar a prática de higiene corporal e
colaborar com a higiene coletiva.
2.
Promover hábitos de higiene bucal
e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma
atraente, lúdica e educativa.
3.
Incentivar a higienização dos cabelos e do couro cabeludo.
3. SERÁ
DIVIDIDO EM TRÊS BLOCOS/AÇÔES
3.1. Higiene – hábitos de higiene corporal;
3.2. Cuidado com os dentes ( Sorriso Bonito);
3.3. Limpeza dos cabelos ( prevenção ao Piolho).
Hábitos de higiene
TEMAS EM
DESTAQUE: lavar as mão, tomar banho, escovar os dentes, lavar e pentear os
cabelos, tomar banho e algumas doenças causadas pela falta de higiene.
AÇÕES E
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM CADA AULA
-Passar os vídeos do castelo RATIMBUM Ratinho
escovando os dentes e Ratinho tomando Banho.
-Ensinar e cantar com os alunos a música (escovando
os dentes).
-Produção de um suporte para contrar história com
fantoche (feita de caixa de TV pelos alunos)
- Explorar com as crianças a necessidade da higiene
pessoal para ter uma boa saúde, ter bons hábitos como beber água filtrada,
lavar sempre as mãos, escovar os dentes, tomar banho todos os dias e após
praticar esportes ou brincar.
-Uma vez ao
mês multirão de assepsia (DIA DA BELEZA) com as mães (banho, lavar e
pentear cabelo, verificar de tem piolho, cortar as unhas).
-Contação de história com fantoche (Daniel e a
escova de dente).
Leitura e contação de história dos livros
“Risadinha o Piolho” de Ronaldo Simões
Coelho e “Dente” de Angelo Machado
- Apresentar as embalagens e os rótulos dos
produtos de higiene pessoas, trazidos de casa pelas crianças(vaso de xampu,
embalagens de sabonete, creme dental etc. Para que serve, onde compramos
(matemática)? Como usamos (ciências)?
- Fazer uma exposição com os rótulos e acrescentar
tesourinha de unha ou cortador de unhas.
- Antes e depois da hora do lanche ensinar o modo
correto de lavar as mãos.
- Os alunos escreverem recadinhos de limpeza para
levar para casa de cada aluno (o professor escreve no quadro).
-Conversa informal sobre como evitar pegar piolho.
-Produção de porta pente fino de emborrachado.
-Produção do Cabeça quadrada (as crianças cortam
tiras de papel para fazer o cabelo e desenham e recortam piolho para colar na
cabeça).
- Aplicar atividades mimeografadas sobre higiene
corporal e bucal.
-Brincadeira com bolinhas de sabão (quem consegue
estourar mais bolinhas de sabão no ar).
-Produzir jogo da velha de embalagens de creme
dental.
-Fazer mural com fotos de crianças praticando
higiene corporal e discutir com as crianças (todos estão praticando estes
hábitos de higiene? Porque¿ Leitura e escrita de imagens).
Fazer um jogo da velha no papel cartolina para
brincar com os alunos, o marcador do jogo da velha é o nome ou desenhos de um dos produtos de higiene pessoal.
-O professor recitar o poema de Lorena Coeli. Livro
2 da Escola Ativa.
- Atividade a partir do poema
Ex: Dê um título ao poema.
Responda. E você é uma pessoa bem cuidada? Porque?
-Distribuir Kit de higiene bucal.
ACOLHIDA DO PRIMEIRO DIA
O professor
escolhe uma das atividades acima (Contar história, passar vídeo etc). É
importante que as crianças devem estar em circulo.
Depois conversar sobre os hábitos de higiene,
apresentação do Projeto.
RECURSOS
Livros paradidáticos sobre
higiene dental;
Nootbook;
Pendryve com vídeos de higiene;
Caixa de tv para confecção do
teatrinho;
Papel ofício;
Figuras de recorte de livros;
Panfletos e revistas sobre
higiene;
Material humano professor,
alunos, coordenadora e comunidade;
Caderno;
Lápis;
Massa de modelar;
Cartolina;
Kits de escovação;
Kits de higiene do cabelo;
Kits de higiene corporal.
CULMINÂCIA
1ª etapa do Projeto foi encerrada em junho e
em julho após o recesso iniciou-se a 2º etapa.
AVALIAÇÃO
Verificar, durante a realização
das atividades previstas, se as expectativas de aprendizagem se cumpriram,
mediante a auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor.
REFERÊNCIAS
Atividades sobre higiene corporal
para colorir neste site acima.
ANEXOS
História
DANIEL
E A ESCOVA DE DENTE
Certo dia, Daniel foi
escovar os dentes como de costume. Ele ouviu uma voz olhou para os lados e não
viu ninguém. Ao pegar a escova percebeu que a voz vinha dela...
_ Olá sou sua escova de dente (falou ele), todo dia você me
usa para escovar seus dentes e hoje resolvi conversar um pouco com você, pode
ser?
Daniel meio confuso respondeu:
_ Pode sim! (falou Daniel).
_ Sou muito importante para a saúde dos seus dentes, sei que
você os escova todos os dias, porém não me usa corretamente.
_ E o que eu faço de errado? (Perguntou Daniel). Escovo os
dentes 3 vezes por dia, tenho que escovar os dentes depende da quantidade de
vezes que você come, pois sempre que você for comer alguma coisa, deve escovar
os dentes depois para evitar restos de comida entre eles.
_ Só isso... (falou Daniel).
_ Não. Você deve passar no mínimo, 2 minutos, isto é, 120
segundos escovando os dentes, para a escovação ser adequada.
_ É muito tempo (falou Daniel).
_
Sabe Daniel, muitas pessoas não passam nem a metade deste tempo escovando os
dentes, de que adianta escovar de forma errada?
Se
não escovarmos nossos dentes corretamente, muitas cáries irão aparecer e isso
não é legal.
_
Uma vez tive uma cárie e meu dente doía muito. Passei a noite sem dormir e
chorando de dor. (Falou Daniel).
É
isso que quero te explicar, não adianta escovarmos os dentes de qualquer jeito,
temos que escová-lo adequadamente para evitar e além dos minutos adequados, o
que mais devemos fazer. Para ter uma escovação perfeita? (falou Daniel).
-
Bem, devemos saber a maneira certa de escovar os dentes.
_ E
como é? (falou Daniel)
_ 1o
escove as superfícies voltadas para as bochechas dos dentes superiores e depois
os inferiores.
_
Certo... ( falou Daniel).
_
Depois, escove as superfícies internas dos dentes superiores e depois, dos
inferiores.
_
Só?! (falou Daniel)
_
Não, em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Para
ter hálito puro, escove também à língua, local onde muitas bactérias ficam
alojadas.
_
Nossa como dá trabalho escovar bem
os dentes!
_
Daniel, todo esse processo é muito importante para a boa saúde deles, pois
assim, as cáries ficaram bem longe e não devemos esquecer também de passar o
foi dental, o seu uso diário é altamente recomendável.
_Foi
muito boa nossa conversa, pois aprende muita coisa que não sabia e de agora em
diante as CÁRIES não terão vez nos meus dentes (falou Daniel).
_
Não se esqueçam de tudo que te falei e converse com seus colegas da escola,
pois todos devem saber como o quanto é importante à boa escovação dos dentes.
_
Pode deixar meus amigos da ÁUREA LIMA e Professores, fiquei impressionado com
tudo que aprendi com você!
_Fico
feliz em saber que você gostou das minhas informações e não esqueça que sempre
estarei aqui te observando ( a escova de dente).
_Claro
que não vou esquecer! E vocês vão!? (falou Daniel).
-
Crianças, é muito importante termos uma higiene bucal adequada, escove seus
dentes sempre e corretamente!
MUSICA
ESCOVANDO OS DENTES
UM COPO COM ÁGUA UMA ESCOVA E PASTA
PRA LAVAR OS DENTES
É O QUE ME BASTA
ESFREGO, ESFREGO, ESFREGO
BEM ESFREGADINHO
COM DENTES LAVADOS QUE RICO CHEIRINHO
(escola de música Harmonis Anjos).
O
professor recitar o poema de Lorena Coeli. Livro 2 da Escola Ativa.
BANHO TOMADO
ORELHA LAVADA?
MENINO BEM CUIDADO!
CABELO PENTEADO,
DENTES BRILHANTES,
LINGUA ESCOVADA?
PESSOA BEM CUIDADA!
domingo, 5 de maio de 2013
ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA CONAE 2014 EM ITABUNA-BA
O primeiro ENCONTRO PREPARATÓRIO
para a I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, com professores/as e
coordenadores/as das Escolas do Campo de Itabuna, aconteceu neste último sábado dia 04 de maio de 2013 às 8:30 às 12:00, na ESCOLA ALICE MONTEIRO (sito à Rua José Bonifácio, n°. 367próximo ao CIMI/CPT) , bairro Santo Antonio – ITABUNA – BA, tivemos a seguinte pauta.
Pauta:
08:30 - Café da manhã
09:00 - boas vindas e informes
09:30 - Dinâmica/chuvas sobre a CONAE 2014
10:00 - Exposição sobre a CONAE 2014
11:00 - Breve apresentação dos Eixos Temáticos da CONAE
11:30 - Encaminhamentos e avaliação
Os educadores da Educação do Campo estão bem empenhados em participar das discussões da CONAE e maioria dos presente neste encontro do dia 04 de maio, vão investir na discussão do eixo temático IV. Aguardamos todos nas próximas discussões. Teremos grandes conferências a primeira será no Município nos dias 04,05 e 06 de junho de 2013. A segunda será Estadual de agosto a outubro de 2013 e a terceira e ultima que é nacional e acontecerá em 17 a 21 de fevereiro de 2014.
Assinar:
Postagens (Atom)