sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Programação da Semana de Consciência Negra em Itabuna-Bahia


 
O mês de novembro será marcado por uma vasta programação festiva e cultural para comemorar a Consciência Negra, cuja dia é celebrado no dia 20 em todo o país. Em Itabuna, as secretarias municipais da Assistência Social e Educação, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania e a Universidade Estadual de Santa Cruz se uniram ao Coletivo de Entidades Negras do município para elaborar a programação que será aberta neste sábado, a partir das 14 horas com exposições sobre a cultura negra em diversos locais.

A primeira delas será na Escola Municipal Bispo Dom Ceslau Stanula, no Bairro Pedro Jerônimo, onde serão expostas indumentárias e adereços de povos de matriz africana. Outra exposição mostrará a cultura africana com esculturas, pinturas e instalações com a temática negra. Também haverá batizado e entrega de cordões do Grupo Encantarte Capoeira.

Na sequência haverá exibição de dois documentários: “Encantarte: uma arte que encanta”, resultado de pesquisa de campo como trabalho de conclusão do Curso de Comunicação Social da UESC, e “A presença Negra na Região Grapiúna, (um tributo a Mario Gusmão)”, produzido por Comunidades Tradicionais de Matriz Africana. Esse evento acontecerá dia 17, na Praça Santa Maria, no bairro Maria Pinheiro, a partir das 18 horas.

Dentro da programação haverá outras atividades, a exemplo do “Novembro de Direitos e Identidades Negras da UESC”, Roda de Conversa com movimentos Sociais e Culturais Negros da Região, no Auditório do Centro de Arte e Cultura, com conferência de abertura da procuradora de Justiça de Pernambuco, Bernadete Azevedo. Já no dia 19, ainda na Uesc, haverá roda de conversa sobre Atenções da Rede de Museus e Memoriais dos Terreiros de Candomblés da Bahia, além de apresentações culturais.

No centro de Itabuna vai acontecer uma passeata com a participação do Grupo Humanus para mostrar o trabalho de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Este evento acontece dia 19, a partir das 16 horas, com saída do Jardim do Ó em direção ao “Monumento à Zumbi dos Palmares, na Av. Princesa Isabel. 

No mesmo dia em uma vigília no Monumento os participantes acenderão velas e soltarão fogos com manifestações de dança, maculelê, poesia e denúncias contra o racismo. Tudo em meio a um ambiente ricamente decorado com flores, tecidos nas cores do Continente Africano e muito vinho. 

Um dos destaques da programação será o concurso Beleza Negra que tem o objetivo de eleger a negra e o negro que representarão o movimento por um ano. Os candidatos precisam saber dançar e ter compromisso com a causa. O evento acontecerá no dia 20, a partir das 16h30min na Praça Octávio Mangabeira. A programação será encerrada no dia 29 com uma noite cultural recheada de dança, poesia e música, a partir das 18 horas no Colégio Amélia Amado, no bairro São Caetano.

FONTES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário