sexta-feira, 25 de março de 2016

PÁSCOA: BARATO E CRIATIVO


        Uma alternativa criativa, barata e muito divertida, para comemorar a páscoa, é fazer como eu fiz com meus alunos na Escola Pequeno Produtor em Itabuna - Ba. Contei a história da Semana Santa, o porquê e como aconteceu a Quinta Feira Santa, a Sexta Feira Santa, o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa, como é narrado na tradição cristã. Li um texto que falava das tradições, que antigamente, os reis e rainhas presenteavam seus amigos com ovos de ouro, cravejado com pedras preciosas, e a algumas décadas atrás, os nossos avós, dando continuidade a esta tradição, cozinhavam os ovos de galinha,de pata e de codornas. Pintavam com seus filhos e netos e os escondiam nos quintais de casa, para que as crianças os encontrassem, depois juntavam-se todos, descascavam os ovos e comiam.  Após esse momento, montamos um mini-mercadinho na Escola Pequeno Produtor, cujos produtos eram ovos de galinha, ovos de chocolate e barras de chocolate. Os alunos receberam dinheirinhos sem valor, de papel. Porém propositalmente os dinheirinhos só davam pra comprar os ovos de galinha. Compramos os ovos de galinha e cada aluno coloriu o seu usando a criatividade. As crianças perceberam que em época de crise, não vamos ficar de fora da páscoa. 


3 comentários:

  1. O importante é conscientizar nossos filhos e alunos, que o chocolate em formato de ovo é muito mais caro que chocolate comum, e o ovo da Páscoa representa vida, e não chocolate.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, é realmente uma boa solução para não alimentar esse espírito consumista nas crianças. Parabéns pela criatividade!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Cris. Uma ideia boa e barata. Que ajuda as crianças a não alimentarem esse espírito consumista.

    ResponderExcluir