domingo, 19 de maio de 2013

Projeto Higiene e Profilaxia Escola do Campo

O Projeto de Higiene e Profilaxia, que vem sendo aplicado a dois meses na Escola João Café, que faz parte da Educação do Campo na cidade de Itabuna Ba. Vem sendo desenvolvido em várias etapas com: apresentação de vídeo, contação de história, produção de cartazes, jogos, oficinas de escovação de dente, de beleza etc..


Vejam o Projeto completo.

ESCOLA JOÃO CAFÉ

PROJETO HIGIENE  E PROFILAXIA
1. JUSTIFICATIVA:
Em se tratando de educar para higiene corporal e pessoal. A presença do educador como incentivador, se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "o saber" seja extensivo a todos, para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o próprio corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos um certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar. É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma
tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

2. OBJETIVOS:

1.      Adotar a prática de higiene corporal e colaborar com a higiene  coletiva.
2.     Promover  hábitos de higiene bucal e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
3.   Incentivar a higienização dos cabelos e do couro cabeludo.



3. SERÁ DIVIDIDO EM TRÊS BLOCOS/AÇÔES

3.1. Higiene – hábitos de higiene corporal;
3.2. Cuidado com os dentes ( Sorriso Bonito);
3.3. Limpeza dos cabelos ( prevenção ao Piolho).






Hábitos de higiene

TEMAS EM DESTAQUE: lavar as mão, tomar banho, escovar os dentes, lavar e pentear os cabelos, tomar banho e algumas doenças causadas pela falta de higiene.


AÇÕES E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM CADA AULA

-Passar os vídeos do castelo RATIMBUM Ratinho escovando os dentes e Ratinho tomando Banho.
-Ensinar e cantar com os alunos a música (escovando os dentes).
-Produção de um suporte para contrar história com fantoche (feita de caixa de TV pelos alunos)
- Explorar com as crianças a necessidade da higiene pessoal para ter uma boa saúde, ter bons hábitos como beber água filtrada, lavar sempre as mãos, escovar os dentes, tomar banho todos os dias e após praticar esportes ou brincar.
-Uma vez ao  mês multirão de assepsia (DIA DA BELEZA) com as mães (banho, lavar e pentear cabelo, verificar de tem piolho, cortar as unhas).
-Contação de história com fantoche (Daniel e a escova de dente).
Leitura e contação de história dos livros “Risadinha o Piolho”  de Ronaldo Simões Coelho e “Dente” de Angelo Machado
- Apresentar as embalagens e os rótulos dos produtos de higiene pessoas, trazidos de casa pelas crianças(vaso de xampu, embalagens de sabonete, creme dental etc. Para que serve, onde compramos (matemática)? Como usamos (ciências)?
- Fazer uma exposição com os rótulos e acrescentar tesourinha de unha ou cortador de unhas.
- Antes e depois da hora do lanche ensinar o modo correto de lavar as mãos.
- Os alunos escreverem recadinhos de limpeza para levar para casa de cada aluno (o professor escreve no quadro).
-Conversa informal sobre como evitar pegar piolho.
-Produção de porta pente fino de emborrachado.
-Produção do Cabeça quadrada (as crianças cortam tiras de papel para fazer o cabelo e desenham e recortam piolho para colar na cabeça).
- Aplicar atividades mimeografadas sobre higiene corporal e bucal.
-Brincadeira com bolinhas de sabão (quem consegue estourar mais bolinhas de sabão no ar).
-Produzir jogo da velha de embalagens de creme dental.
-Fazer mural com fotos de crianças praticando higiene corporal e discutir com as crianças (todos estão praticando estes hábitos de higiene? Porque¿ Leitura e escrita de imagens).
Fazer um jogo da velha no papel cartolina para brincar com os alunos, o marcador do jogo da velha é o nome ou desenhos  de um dos produtos de higiene pessoal.
-O professor recitar o poema de Lorena Coeli. Livro 2 da Escola Ativa.
- Atividade a partir do poema
Ex: Dê um título ao poema.
Responda. E você é uma pessoa bem cuidada? Porque?
-Distribuir Kit de higiene bucal.

 ACOLHIDA DO PRIMEIRO DIA
  O professor escolhe uma das atividades acima (Contar história, passar vídeo etc). É importante que as crianças devem estar em circulo.
Depois conversar sobre os hábitos de higiene, apresentação do Projeto.

RECURSOS
Livros paradidáticos sobre higiene dental;
Nootbook;
Pendryve com vídeos de higiene;
Caixa de tv para confecção do teatrinho;
Papel ofício;
Figuras de recorte de livros;
Panfletos e revistas sobre higiene;
Material humano professor, alunos, coordenadora e comunidade;
Caderno;
Lápis;
Massa de modelar;
Cartolina;
Kits de escovação;
Kits de higiene do cabelo;
Kits de higiene corporal.
CULMINÂCIA
 1ª etapa do Projeto foi encerrada em junho e em julho após o recesso iniciou-se a 2º etapa.
 AVALIAÇÃO
Verificar, durante a realização das atividades previstas, se as expectativas de aprendizagem se cumpriram, mediante a auto-avaliação, avaliação coletiva e avaliação do professor.

REFERÊNCIAS



Atividades sobre higiene corporal para colorir neste site acima.
ANEXOS
História
DANIEL E A ESCOVA DE DENTE

         Certo dia, Daniel foi escovar os dentes como de costume. Ele ouviu uma voz olhou para os lados e não viu ninguém. Ao pegar a escova percebeu que a voz vinha dela...
         _ Olá sou sua escova de dente (falou ele), todo dia você me usa para escovar seus dentes e hoje resolvi conversar um pouco com você, pode ser?
         Daniel meio confuso respondeu:
         _ Pode sim! (falou Daniel).
         _ Sou muito importante para a saúde dos seus dentes, sei que você os escova todos os dias, porém não me usa corretamente.
         _ E o que eu faço de errado? (Perguntou Daniel). Escovo os dentes 3 vezes por dia, tenho que escovar os dentes depende da quantidade de vezes que você come, pois sempre que você for comer alguma coisa, deve escovar os dentes depois para evitar restos de comida entre eles.
         _ Só isso... (falou Daniel).
         _ Não. Você deve passar no mínimo, 2 minutos, isto é, 120 segundos escovando os dentes, para a escovação ser adequada.
         _ É muito tempo (falou Daniel).
_ Sabe Daniel, muitas pessoas não passam nem a metade deste tempo escovando os dentes, de que adianta escovar de forma errada?
Se não escovarmos nossos dentes corretamente, muitas cáries irão aparecer e isso não é legal.
_ Uma vez tive uma cárie e meu dente doía muito. Passei a noite sem dormir e chorando de dor. (Falou Daniel).
É isso que quero te explicar, não adianta escovarmos os dentes de qualquer jeito, temos que escová-lo adequadamente para evitar e além dos minutos adequados, o que mais devemos fazer. Para ter uma escovação perfeita? (falou Daniel).
- Bem, devemos saber a maneira certa de escovar os dentes.
_ E como é? (falou Daniel)
_ 1o escove as superfícies voltadas para as bochechas dos dentes superiores e depois os inferiores.
_ Certo... ( falou Daniel).
_ Depois, escove as superfícies internas dos dentes superiores e depois, dos inferiores.
_ Só?! (falou Daniel)
_ Não, em seguida, escove as superfícies de mastigação.
Para ter hálito puro, escove também à língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
_ Nossa como dá trabalho escovar bem os dentes!
_ Daniel, todo esse processo é muito importante para a boa saúde deles, pois assim, as cáries ficaram bem longe e não devemos esquecer também de passar o foi dental, o seu uso diário é altamente recomendável.
_Foi muito boa nossa conversa, pois aprende muita coisa que não sabia e de agora em diante as CÁRIES não terão vez nos meus dentes (falou Daniel).
_ Não se esqueçam de tudo que te falei e converse com seus colegas da escola, pois todos devem saber como o quanto é importante à boa escovação dos dentes.
_ Pode deixar meus amigos da ÁUREA LIMA e Professores, fiquei impressionado com tudo que aprendi com você!    
_Fico feliz em saber que você gostou das minhas informações e não esqueça que sempre estarei aqui te observando ( a escova de dente).
_Claro que não vou esquecer! E vocês vão!? (falou Daniel).
- Crianças, é muito importante termos uma higiene bucal adequada, escove seus dentes sempre e corretamente!
 
MUSICA ESCOVANDO OS DENTES   
UM COPO COM ÁGUA UMA ESCOVA E PASTA
PRA LAVAR OS DENTES  É O QUE ME BASTA
ESFREGO, ESFREGO, ESFREGO
BEM ESFREGADINHO
COM DENTES LAVADOS QUE RICO CHEIRINHO
(escola de música Harmonis Anjos).

O professor recitar o poema de Lorena Coeli. Livro 2 da Escola Ativa.

BANHO TOMADO
ORELHA LAVADA?
MENINO BEM CUIDADO!
CABELO PENTEADO,
DENTES BRILHANTES,
LINGUA ESCOVADA?
PESSOA BEM CUIDADA!






Um comentário:

  1. Oi Cris,

    A profa. Mônica é uma excelente profissional, o que a Escola João Café esteja sempre inivando, construindo novas propostas. E você enquanto coordenadora também muito compromissada, sempre a apoiando. Me orgulho de contar com vocês duas na Equipe da Escola do Campo em Itabuna. Um abração querida!
    José Carlos

    ResponderExcluir