quinta-feira, 14 de agosto de 2014

História "O menino e o Quibungo

O menino e o Quibungo

Era uma vez um menino muito teimoso, gostava muito de sair a noite. A mãe ralhava com ele, chamando  a atenção para o perigo que avia na floresta, e os animais ferozes que andavam por ali, a onça ,a cobra grande, o voraz jacaré e o pior de todos um bicho enorme que pega e depois devora crianças, o Quibung, seu alvo é meninos desobedientes para devorar. E o Quibungo é um monstrengo alto e forte assim, com uma cabeça enorme assim,(o contador da história deve imitar), com o pescoço assim, e um caroço nas costas um buraco no meio e canta uma música assim.
“Eu sou o Quibungo
Quibungo, te rê rê
Cuidado com o Quibungo
Que Vai devorar você.”
O menino não se importou com o aviso e uma noite, se afastou muito de casa e da aldeia onde morava. Adentrou a floresta e ficou exposto a vários perigos. A cobra gigante sabendo que havia criança perdida na floresta, disse: - vou tratar de me alimentar logo, antes que o Quibungo descubra que tem carne nova na floresta, e rapidinho a cobra achou o menino, abriu o bocão para devorá-lo. Vendo que seria devorado o menino que era teimoso, mas muito esperto foi logo dizendo. Há é você? Pensei que fosse o Quibungo, você o viu for aí? Ele tem tanto medo de mim que fica correndo e se escondendo. A cobra desconfiada de que o menino estava mentindo, perguntou quem era o menino. Nisso as folhas começaram a se mexer como algo que se aproxima rapidamente. A cobra temeu que fosse o Quibundo, deixou o menino e saiu sorrateiramente. Mas na verdade, quem se aproximava era a temida onça pintada. Que de longe viu a cobra fugir e se aproximou do menino e foi logo dizendo, sábia decisão da cobra grande, deixou o alimento para mim,  se quiser pode correr, garoto, vou te pegar rapidinho. O garoto olhou a onça e disse: se fosse você não faria isso.
E porque não?
- Eu já botei a grande cobra pra correr agorinha, pois ainda estou de barriga cheia. Não  estou com muito tempo para devorar você, vou guardar o lugar de sobremesa para devorar o Quibungo. A onça pergunta quem é esse Quibungo.
O garoto responde.
Quibungo é um monstrengo enorme e forte assim, com uma cabeça enorme assim, com o pescoço assim, um caroço nas costas com um buraco no meio o prato principal dele é onça pintada. E ele canta uma música assim.
“Eu sou o quibungo
Quibungo, te rê rê
Cuidado com o quibungo
Que Vai devorar você.”
Agora me diga dona onça, onde encontre o tal?
Neste instante as folhas começaram a se mexer entre as árvores, como algo que se aproxima rapidamente. A onça temeu que fosse o Quibundo, já ouviu falar na força dele, deixou o menino, pois não queria ser devorada. Mas na verdade, quem se aproximava era o temido jacaré.
O menino ao invés de correr, olha para o jacaré com cara de desdém e diz: -Há é você? Pensei que fosse o Quibungo. Estou caçando ele, só não matei a onça, por que ela disse que iria me ajudar a encontrar o Quibungo. O jacaré lembrou que quando ele ia chegando a onça saia em disparada e parecia estar apavorada.
O menino fala: - ela tem sorte de a comida preferida do Quibungo ser carne de jacaré.
Ao ouvir um barulho, o jacaré sai em disparada.
Lá adiante encontra a onça, e a cobra. Os três descobrem que não foi o menino que colocou a onça e a cobra pra correr e resolvem voltar para tirar a história a limpo com o menino.
Neste momento por infelicidade do garoto, acaba se batendo de frente com o Quibungo de um lado e os três animais do outro, se correr o bicho pega se ficar o bicho come. O garoto se aproximou mais do quibungo e disse olha vim aqui para acabar com você, mas detesto  enxeridos vou ter que botar eles pra correr, talvez eu os devore primeiro e acerte as conta com você seu Quibungo daqui a pouco e eu espero que você não fuja senão terei que te caçar.
Os animais observava de longe o garoto conversar firme com aquele bicho feio que tinha o pescoço assim, a cabeça grande, com um caroço nas costa e um buraco no meio.
E dizendo isso, o garoto foi de encontro aos animais ferozes correndo e gritando.
A onça disse:é, o garoto é realmente valente, está enfrentando aquele bicho feio e enorme que nem eu tenho coragem de enfrentar. E vamos correr porque ele esta vindo para nos pegar, vamos correr para não morrer.
O Quibundo viu  o garoto com aquela bravura e disse consigo mesmo, se esse garoto faz isso com todos esses bichos ferozes, e eu que sou um só, ele vai me esfolar. Eu é que não vou esperar para ver. Dizendo isso o Quibungo correu sem olhar para trás.
O garoto, respirou aliviado, estava quase se borrando de medo, depois de algum tempo conseguiu encontrar o caminho de casa. Pediu desculpas a mãe e prometeu nunca mais desobedecer os mais velhos.

OBS:Esta história eu ouvi da escritora  da região Itabuna e Ilhéus  e contadora de história Lília Lima a uns nove anos atrás. Tive que forçar a memória para lembrar das partes importantes da história, sei que não está totalmente igual a história que ouvi mas esta versão escrita por mim está bem legal, a própria Lília que me contou a história, confessou que não se lembra mais e me pediu uma cópia da minha reprodução.