sábado, 28 de junho de 2014

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO


Posted: 27 Jun 2014 06:22 AM PDT
Destaque
Além de investimento de 10% do PIB na educação pública, erradicação do analfabetismo e aumento do ensino em tempo integral estão entre as diretrizes aprovadas

A Câmara dos deputados aprovou em 28 de maio, por unanimidade, o texto base do projeto que institui o Plano Nacional de Educação (PNE). O local estava repleto de estudantes, professores e trabalhadores da educação, que acompanharam de perto a sessão.
E em menos de um mês, a Presidenta Dilma Rousseff sancionou o texto base sem vetos. O novo PNE estabelece 20 metas a serem cumpridas nos próximos dez anos. Dentro desse período, o governo deve destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação - atualmente são investidos menos de 6% do PIB. Além disso, as outras diretrizes determinadas pelo texto-base contemplam:
§  A erradicação do analfabetismo;
§  O aumento de vagas em creches, no ensino médio, no profissionalizante e nas universidades públicas;
§  A universalização do atendimento escolar para crianças de 4 a 5 anos;
§  A oferta de ensino em tempo integral para, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. 

Os deputados votaram conforme o parecer do relator Ângelo Vanhoni (PT-PR), que alterou o texto aprovado no Senado. A principal mudança foi a alteração no artigo que trata do financiamento da educação.
A comissão especial da Câmara que debatia a proposta aprovou a meta de atingir a aplicação de 10% do PIB em educação pública ao final dos dez anos, conforme versão aprovada pela Casa em 2012. 
O texto do Senado previa que os recursos também poderiam ser utilizados em isenção fiscal e em subsídios a programas de financiamento estudantil. No entanto, tema vai ser debatido novamente na próxima semana quando os deputados devem votar os destaques ao texto. Entre eles, a possibilidade do governo federal complementar recursos de estados, Distrito Federal e municípios se estes não atingirem o montante necessário para cumprir padrões de qualidade na educação, conceituados como Custo Aluno Qualidade inicial (CAQi) e Custo Aluno Qualidade (CAQ).
Orientações previstas
Segundo a coordenadora-geral de Implantação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Rosiléa Maria Wille, os municípios que têm já firmados um plano municipal terão que adequá-lo ao novo PNE.
A recomendação é de que os municípios elaborem e ajustem os planos mesmo sem a sanção do PNE. A próxima etapa é que o legislativo discute os destaques à matéria, na próxima semana e depois disso o envie ao Palácio do Planalto para sanção da presidenta. 
Para ajudar os gestores, o MEC vai disponibilizar o portal Planejando a Próxima Década - Construindo os Planos de Educação, quando o PNE for sancionado. Nele será possível consultar dados dos municípios e estados, e acessar sugestões personalizadas de trajetórias para o cumprimento das metas.
O MEC também disponibilizará assistência técnica. Desde meados do ano passado, 3 mil municípios solicitaram a ajuda e estão sendo atendidos. Os gestores devem procurar a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) nos estados para se cadastrar. 

Matéria estraída do Blog do Caporec


                      http://blogdocaporec.blogspot.com.br/

domingo, 1 de junho de 2014

A História deste passarinho


Esta história eu ouvi em um curso de contação de história ministrado por Ana Luiza Reis.

A história começa assim. Em uma viagem que a Ana fez para a Chapada Diamantina conheceu um senhor chamado seu Diva. Trabalhador rural e morador da região visitada por ela. Este senhor era casado com uma das costureiras mais famosas do lugar. Ana gostou da chapada e voltou a visitar aquele povoado, qual não foi a sua tristeza ao descobrir que seu bom amigo seu Diva estava doente a algum tempo e a doença lhe privava de fazer  o que mais gostava, trabalhar na lavoura, sentir o ar puro da natureza, ouvir os sons das águas, o canto dos pássaros,  sua vida se reduziu a um quarto em casa e ainda por cima via as contas chegando e a companheira tendo que se desdobrar nas costuras para pagar contas e comprar remédio. Seu Diva queria fazer algo para se distrair resolveu utilizar o que tinha em seu espaço que era muitos retalhos de pano, agulha, linha, botão e começou a recriar uma parte da natureza que ele via antes com tanta frequência, seu Diva conhecia toda especie de pássaros que abitava aquela região e resolveu fazer a réplica de pássaros, só que de retalhos de pano, dá um toque artesanal. Valeu seu Diva!!!! Sua vida me deu uma bela contação de história.


Obs: Esta história é verdadeira, mas nós sabemos que quem ouve e conta um conto, aumenta sempre um ponto, então pode ser que eu tenha aumentado algum ponto.