sexta-feira, 25 de abril de 2014

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Olha gente que idéia ótima aprendi hoje na oficina de contação de história ministrada pela professora formadora Iolanda Setenta Viana. Após ouvir uma belíssima contação de história do livro "O cabelo de Lele" confeccionar uma boneca de pano feita com tiras e pedaços de pano sem utilizar agulha e linha e o melhor só é usar a criatividade.

Existem algumas atividades que podemos somar após a leitura da história.
* Realizar a leitura do livro "O cabelo de Lele" com uma peruca, que representa os cabelos da personagem.Antes da leitura conversar sobre a peruca, chamar a atenção para o título da história e a ilustração da capa.
* Rodinha de conversa, perguntar as crianças, como é os cabelos de Lele? Por que os cabelos de Lele é assim? E o seu cabelo, como é?sim ?
*Em um outro momento, apresentar para as crianças um vídeo (you tube), com a história do livro e conversar sobre a história e sobre a África:
*Procurar em revistas gravuras de pessoas que tenham os cabelos como o de Lelê e montar um painel. Conversa sobre o mesmo. (outra sugestão; procurar gravuras que representarem o próprio cabelo):
*Inspirados nas páginas 16 e 17 do livro, representar a personagem Lelê, construindo seu cabelo com diferentes tipos de material, tais como: EVA, lã, macarrão parafuso, entre outros... è importante que cada criança escolha o material que irá utilizar. Expor os trabalhos realizados, fazer um fantoche da personagem:
*Apresentar o clip musical (Tudo junto e misturado - Aline Barros);
* Confeccionar perucas com pepel rococó preto e organizar um desfile|baile na escola.
* Outra ideia é distribuir perucas black power para desfile ou baile:
*Realizar a leitura de alguns contos africanos e brincadeiras africanas, valorizando a cultura africana.