segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

História do Rato que queria ser Gato


Não poderia faltar uma contação de história no início do ano.
O Rato que queria ser Gato

Era uma vez, um rato que sentindo com menos valor que o gato,  cansado de sua aparência e com um pavor  enorme que  tinha de gatos, tomou uma decisão, entrou na floresta, subiu a montanha em busca do mágico, ao encontrá-lo. Pediu que este o transformasse no animal que ele mais temia. Um gato. O mágico então, atendeu seu pedido e o transformou. O rato que agora era rato saiu dali satisfeito, pensou olha como estou grande, forte. Mas quando ele caminhava com esse pensamento apareceu um cachorro que deu-lhe uma carreira. Então o gato entrou na floresta, subiu a montanha e foi logo pedindo ao mágico que o transformasse em um cachorro. O mágico não entendeu nada mas, assim o fez.
O cachorro saiu dali radiante e pensou:
 - Agora, o gato não me persegue.
 Mas o cachorro deu alguns passos ouviu um barulho, se escondeu atrás de uma árvore e avistou um animal, que para ele  tinha todas as qualidades que precisava no momento. O cachorro admirava o leão e pensava:
-Como ele é forte, que juba linda, há se eu tivesse aquela força.
Voltou imediatamente ao mágico.Este, quando o avistou, foi logo dizendo:
- Você outra vez aqui?
-Nunca está satisfeito com sua aparência?
O cachorro então falou:
- Eu encontrei o animal mais forte de toda floresta, ele é bonito destemido e forte. Por favor senhor mágico me transforme em um leão, agora é a última vez que te peço.O mágico assim o fez, mas desconfiado o que estava acontecendo, resolveu seguir o animal. O leão ao sair dali pensou:
 -Agora eu vou a forra.
- Posso perseguir qualquer animal que eu quiser, posso correr atras de porco, gato,capivara, cachorro, paca.
-Posso amedrontar carneiros, ratos, vacas, veados, emas. Eu sou o leão o destemido.
Quando o animal estava neste pensamento ouviu um barulho e sorrateiramente foi verificar. Avistou um caçador que se aproximava, o leão já ia partindo em disparada quando o mágico se aproximou dele e o transformou novamente em um rato.

Moral da história: Não adianta querer ser leão e ter alma de reto.

Atividade : Contação de história
Objetivo: Trabalhar a identidade, a auto estima e o valor de cada um
Comanda: Os participantes ao ouvir o nome de cada animal, irá realizar o som ou movimento seguinte:
Rato = bater palmas
Gato = miar
Cachorro = bater os pés no chão
Leão = rugir
Mágico = assoviar
caçador = fala a palavra "NÃO"
Qualquer outro animal = dar um aperto de mão a pessoa que está ao lado
Roteiro: Fazer a contação da história com rítimo e entonação e ao pronunciar o nome de cada personagem, pedir que os participantes façam o movimento ou barulho característico do personagem.

Dinâmica dos Corações

Com metade de um coração em uma das mãos e muita curiosidade no rosto, cada participante do Microcentro fazia sua busca, no intuito de encontrar sua cara metade, seu par.

No final da dinâmica, todos queriam mostrar sua cara metade.

DINÂMICA DOS CORAÇÕES

Objetivo: Desejar boas vindas em início de atividades, entrosamento do grupo e mostrar que ninguém está só, cada pessoas tem sua cara metade.
Material: Cartolina e tesoura.
Preparação: Cortar de cartolina vários corações do mesmo tamanho  e  várias cores, cortar cada coração ao meio com picotes diferentes um do outro, de modo que nenhum picote fique igual ao outro.
Aplicação: O mediador observa o número de pessoas existente na sala, se for impar, ele entrará na dinâmica, se for par ficará de fora, para que não fique nenhum participante sem par. O mediador distribuirá uma metade de um coração para cada participante, em seguida pede que estes levantem-se, e iniciem a busca pelo seu par, a outra metade do coração, ao encontrar dê um abraço e deseje um bom dia.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

XXVIII JORNADA PEDAGÓGICA - ITABUNA - BA

A XXVIII Jornada Pedagógica da rede minicipal de Itabuna teve como tema "A subjetividade do ser professor no contexto da Educação Grapiuna" e aconteceu de 06 a 10 de fevereiro de 2012. Nós professores da rede municipal contamos com a presença de palestrantes como: a profª PhD Ivone Boechat, Ms. Nayara Severo e a psicóloga e especialista em psicopedagogia e saúde do trabalhador. Os palestrantes tiveram como foco principal a discursão sobre a saúde do professor, como e quando fazer um trabalho preventivo.

A atividade docente, está inteiramente ligada às condições psicológicas e culturais dos professores, que resulta das responsabilidades com a formação humana e o compromisso comsigo mesmo e com o outro, indissociando-o do SER pessoa e do SER profissional. Isto é, a relação entre a história profissional e individual do ser não é impensada, cada pessoa é próativa na sua relação social, marcado pela subjetividade.

Ninguém é igual a ninguém. Todo indivíduo é único em sua maneira de ser e estar no mundo. Esta forma de ser, denominada subjetividade, é formada à medida que cada um se constrói por meio das experiências da vida social, cultural e profissional.
Adicionar legenda  
O 1º Microcentro da Escola Ativa em 2012 aconteceu na USEMI                                                


     Olha eu aí muito feliz, sendo contemplada com uma inscrição para o Congresso Internacional de Educação no Brasil que acontecerá de 25 a 27 de junho de 2012 em Porto Seguro, pois é gente das cinco cadeiras premiadas no dia 07 de fevereiro de 2012 no Centro de Cultura Adonias Filho a minha foi a de número 03, então estou aguardando minhas quatro companheiras de viagem, sei que esse congresso irá acrescentar muito em nossa vida profissional.


Você poderá ver outras fotos do evento no Facebook neste endereço: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=173851822725295&set=a.173851346058676.33710.100003014366764&type=1&theater

REESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO CAMPO



LISANDRA PARAGUASSU  EXPÕES NESTA MATÉRIA  ALGUMAS NOVIDADES RELACIONADAS A EDUCAÇÃO DO CAMPO  DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE DO BRASIL                                                                         

MEC prepara projeto para reestruturar educação no campo
Cerca de mil municípios com índices de pobreza aguda receberão ações para reverter abandono escolar
Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA - O novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deverá apresentar nas próximas semanas seu primeiro programa. O Pronacampo, preparado ainda durante a gestão de Fernando Haddad, pretende combater um dos gargalos da educação: dar mais atenção à educação rural, uma modalidade de ensino que abriga quase 6,5 milhões de estudantes, mas tem as piores escolas, professores e indicadores. Pelo menos mil municípios, com índices de pobreza aguda, receberão um grupo de ações para reverter o abandono. O projeto, que foi apresentado à presidente Dilma Rousseff durante as reuniões ministeriais da semana passada, inclui desde a construção de novas escolas até a formação dos professores. A lista dos municípios que serão beneficiados ainda não está fechada, mas se concentrará nas regiões Norte e Nordeste.O Pronacampo começa pela construção ou reforma das escolas. Os recursos já estariam garantidos no orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e seriam repassados às prefeituras da mesma forma que hoje chega o dinheiro do Programa de Aceleração do Crescimento: em uma conta separada da prefeitura que só pode ser movimentada para pagamentos daquela obra específica. A licitação para a contratação das empresas que farão as escolas deverá ser centralizada. O próprio FNDE já fez o projeto do que deverão ser as escolas. Salas de aula, ginásio de esportes, refeitório, salas administrativas, uma área para hortas e outras atividades rurais e até mesmo dormitórios, para alunos e professores, estão previstos. Apesar de incluir também a compra de transporte escolar, oPronacampo prevê a possibilidade de transformar algumas escolas em um semi-internato. Contraste. As imagens quase idílicas usadas nos projetos, com vaquinhas holandesas e crianças loiras, estão distante da realidade das escolas rurais. A maioria das 80 mil unidades está muito abaixo de um padrão mínimo de qualidade. Muitas não têm água ou luz, a maioria não tem laboratório, biblioteca ou espaço de lazer. Há casos, segundo relatório do FNDE, de escolas com teto de folhas de coqueiro. Cálculo preliminar do MEC mostra que 78 mil professores das zonas rurais têm apenas o ensino médio. O programa pretende levar formação para esses docentes. A intenção é criar pequenos núcleos da Universidade Aberta do Brasil, sistema de ensino a distância do governo federal.